18/05/2013 - Na Ciranda com Araceli: Urucungos no combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


No Brasil, o dia 18 de maio é a data nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A data foi instituída pela lei federal 9.970/00, assim como a lei nº 8.069/90 que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente, trata-se de uma conquista dos movimentos sociais e pessoas que atuam em favor dos direitos de crianças e adolescentes.

O dia 18 de maio foi escolhido porque nessa data em 1973, no município de Vitória (ES), a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas 8 anos foi sequestrada, espancada, estuprada e morta por um grupo de jovens de uma família tradicional da cidade. Esse caso ficou nacionalmente conhecido como “Caso Araceli”.

Muitas pessoas sabiam e poderiam ter feito a denuncia dos agressores, mas por medo preferiram o silêncio. Desta forma, até hoje nenhum agressor foi punido.

Assim, o Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungos, Puítas e Quinjêngues propõe nesse 18 de maio de 2013 a atividade “Na Ciranda com Araceli: Urucungos no Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, que terá como objetivo: 1) chamar a atenção para o silêncio perante aos atos de abusos e violências sofridas pelas crianças e adolescentes, pois quando nos calamos perante a agressão assumimos uma postura de conivência; e 2) participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Afinal, toda criança e adolescente tem direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Data: 18/05/2013
Local: Sede do Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungos, Puítas e Quinjêngues
Horário: 15h às 22h
Programação:

PÚBLICO INFANTO-JUVENIL
15h – Dinâmica de integração com Oficina de Confecção de Abayomi e Oficina de Jogos e Danças de Roda “Cultura de Infância" com integrantes do Urucungos, Puitas e Quijengues.
16h - Exibição de vídeo: ‘O Segredo’ da série ‘Os Pássaros e as Abelhas’
17h - Bate papo com as crianças e adolescentes (reflexões) e intervenções artísticas.

PÚBLICO ADULTO
19h - Exibição do documentário “De Silêncio e de Luz”, produzido pela Sala de Defesa da Mulher Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso.
Roda de Conversa será mediada por Leonardo Lopes e terá como provocadores Dalila L. Mouro (educadora social e representante das Promotoras Legais Populares), Gustavo Sales (psicólogo e membro do CMDCA de Campinas/SP), Kátia R. Mendes (Conselho Tutelar de Campinas) e Silmara Prates (educadora social e vice-presidente da Associação dos Educadores e Educadoras Sociais do Estado de São Paulo)

21h - Atividade Cultural de Encerramento com a apresentação de Rone Costa e Tamoni com repertório de "Canções dos Direitos da Criança" com músicas de Rone Costa, Arnaldo Antunes, Chico Esperança, Moleque de Rua, Itamar Assumpção e do Bloco Eureca.

SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL !!!